Filosofar pelo Fogo - Antologia de textos alquímicos

  • R$54,90
  • Pontos necessários: 5490
  • Modelo: Livros
  • Pontos: 55
  • Disponibilidade: Em estoque

A palavra Alquimia vem de Khem-Kemé, que significa "Ciência vinda do Egito". Instituida como Filosofia Hermética por ter sido sistematizada pelo grande iluminado Hermes Trimegisto (ou Trismegistus), essa ciência visa à Transmutação do Chumbo em Ouro, tanto no aspecto material, bruto, metálico, quanto (e principalmente) da Personalidade egoica no Ouro puro do Espírito illuminado e autorrealizado..

Etiquetas: filosofar, fogo, textos, alquimicos, dicionario, alquimia, idade, media, parecelso, filosofia, matematica, religiao, misticismo, hermes, hermetismo, transmutacao

A palavra Alquimia vem de Khem-Kemé, que significa "Ciência vinda do Egito". Instituida como Filosofia Hermética por ter sido sistematizada pelo grande iluminado Hermes Trimegisto (ou Trismegistus), essa ciência visa à Transmutação do Chumbo em Ouro, tanto no aspecto material, bruto, metálico, quanto (e principalmente) da Personalidade egoica no Ouro puro do Espírito illuminado e autorrealizado.

Neste imperdível livro a autora traz um apanhado bem organizado acerca do que seja a Alquimia (de forma genérica e ampla), e também dos principais tratadistas desta Magna Ciência. Esta obra é para quem deseja possuir uma fundamentação ampla da Ciência Alquímica...

O que é a alquimia, objeto de tantas especulações e fantasias? Uma arte do fogo que, unindo céu e terra, corpo e espírito, por meio de uma sucessão de dissoluções e de coagulações (solve et coagula), realiza o desejo secreto da natureza, guia infalível na via que conduz à realização da Grande Obra.

Caminhando durante séculos ao lado do cristianismo, cujos símbolos ela muitas vezes integrou ao seu próprio imaginário, a Arte de Hermes acabou se singularizando pela atenção dada ao mistério da vida e por sua vontade de traçar uma via “média” entre religião e filosofia.

Nada poderia então substituir uma confrontação direta com os textos, já traduzidos ou ainda inéditos, para tirar da sombra onde foi relegada pela ciência moderna uma tradição velha de dois milênios e que merece ser redescoberta, tanto em razão da importância de seu corpus quanto de suas riquezas simbólica e espiritual.

Dos alquimistas gregos aos pintores e poetas surrealistas, o persistente interesse dedicado à alquimia tradicional depõe a favor dessa busca de imortalidade inscrita no mais profundo do coração e do espírito humanos.

Sendo a característica de uma tradição transmitir fielmente tanto o conteúdo quanto o espírito de um saber ancestral, esta antologia reúne o essencial dos textos canônicos, apresentados em uma ordem cronológica – algumas dezenas de tratados segundo Eugène Canseliet –, acompanhados de uma iconografia em que se mesclam imagens tradicionais e criações modernas ou contemporâneas, livremente inspiradas pela alquimia.

A autora: Filósofa e escritora, Françoise Bonardel é professora na Universidade de Sorbonne. Conhecida por seus trabalhos sobre a alquimia (Philosophie de l’Alchimie, 1993, e La Voie Hermétique, 2002), ela dá continuidade a uma obra original ao explorar as “margens” da filosofia (esoterismo, mística, poesia) sem deixar de buscar as condições de um possível diálogo entre tradições espirituais e pós-modernas.

Nesta obra, ela explica que os próprios alquimistas se definiam como “Filósofos pelo Fogo”, em virtude de certa sabedoria (entre obra de sabedoria e elemento ígneo), que se tornou bem estranha para espíritos como os nossos, que agora obtêm suas próprias luzes, e sua eventual serenidade, de outras fontes de claridade.

“Os textos aqui apresentados mostrarão bem qual importância os alquimistas conferiam à apreciação dos fogos em função do estado da matéria em via de transformação e, mais ainda, à descoberta do famoso Fogo Secreto dos Sábios, sobre o qual tudo leva a pensar que não era outra coisa além da não menos misteriosa Matéria, tão integralmente livre de suas impurezas e tão perfeitamente em harmonia com o Fogo”, ressalta.

“Uma coletânea de textos acompanhados de comentários aguçados que permitem ao leigo penetrar os arcanos da sabedoria.” (Natalhie Clerc, Science et Avenir)

Autora: Françoise Bonardel
608 págs.
16 x 23 cm
ISBN: 9788537007570

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.