Teologia Mística - Dionísio Pseudo-Areopagita

  • R$40,00
  • Pontos necessários: 4000
  • Modelo: Livros
  • Pontos: 40
  • Disponibilidade: Em estoque

Além da elucidação das nove Hierarquias Angélicas - apresentada na obra A Hierarquia Celeste -, uma das mais importantes contribuições de Dionísio foi a sua definição dos três polos ou vias da teologia: a Teologia Afirmativa, a Teologia Negativa e a Teologia Simbólica, e do centro ou da meta das três: a Teologia Mística. A Teologia Afirmativa é a via do pensamento na qual se afirma o que D..

Etiquetas: teologia, mistica, dionisio, pseudo, areopagita, idade, media, gnosticismo, gnose, gnosis

Além da elucidação das nove Hierarquias Angélicas - apresentada na obra A Hierarquia Celeste -, uma das mais importantes contribuições de Dionísio foi a sua definição dos três polos ou vias da teologia: a Teologia Afirmativa, a Teologia Negativa e a Teologia Simbólica, e do centro ou da meta das três: a Teologia Mística.

A Teologia Afirmativa é a via do pensamento na qual se afirma o que Deus é em seus atributos ou nomes; a Teologia Negativa é a via na qual se nega tudo o que põe limites à natureza divina; e a Teologia Simbólica, mediadora das duas primeiras, é aquela na qual se utilizam figuras, imagens ou símbolos, que são propostos apenascomo representações dos mistérios divinos e da natureza divina.

Segundo ele, essas três vias do pensamento para se chegar ao conhecimento de Deus devem ser articuladas para permitir que se chegue à Teologia Mística, que é a experiência direta da União com Deus, para além de toda afirmação, de toda negação e de toda representação.

Embora Dionísio faça referência às quatro em todos os seus tratados, apresentou de maneira aprofundada a via Afirmativa no tratado Os Nomes Divinos; a via Negativa e a via Mística, no tratado que acaba de ser publicado: A Teologia Mística.

Autor: Dionísio Pseudo-Areopagita
80 págs.
14 x 21 cm
ISBN: 9788586775208

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.